12.09.2008

trivial pursuit

Dizem-me que o meu nome em japonês é ARIDOARIKATOKA.
Livra!

26 comentários:

Anónimo disse...

A mim escandaliza-me como é que a Reg. Autónoma da Madeira tendo mais população que os Açores, tem menos deputados. Devia ter mais! E se formos a ver em "capacidade para pagar esses mesmos deputados", a economia madeirense que gera milhões a mais que a dos Açores, podia pagar mais deputados. Está tudo ao contrário. Até se chega ao ridiculo de haver ali pa trás um comentário de uma tal de "Su" que diz que por ter mais ilhas, os Açores deviam ter ainda mais deputados. Pois.. ridiculo. Imagine-se quantos deputados teria o parlamento da Indonésia que tem centenas de ilhas. Esta é daquelas que pode dar para arquitecta, mas convem ficar por aí...

Anónimo disse...

HAHAHAHhahaha :D Nem mais!

Su disse...

Super, a economia madeirense está em tão boa forma como afirma (é aos milhões!) podia prescindir do seu quinhão que os cubanos dos continentais todos os aninhos lá enterram, não?
E em lado nenhum afirmei que a assembleia legislativa açoriana devesse ter mais deputados. Não me ponha palavras na boca, que é feio.

Anónimo disse...

Lá está.. eu não disse que ela para letras não dava? Deve ser só mesmo para números. Vejamos, quoting SU: "O 1º dado que me salta à vista neste gráfico é para quê 47 deputados em 2 ilhas e, face a isso, o facto de 9 ilhas gerirem a sua assembleia com apenas mais 10 assentos". Bem.. isto é o mesmo que dizer que acha bem que a assembleia legislativa dos Açores tenha mais 10 deputados. O que é óbvio é que deveria ser o contrário, visto que a Madeira tem até mais população que os Açores. A gestão e o nº de pessoas necessárias para a mesma tem mais cabimento pelo nº de cabeças que vão ser geridas, do que pelo nº de ilhas onde essas mesmas cabeças têm os pés assentes. Qual foi a parte que a SU não percebeu? Já lhe dei o exemplo da Indonésia. Havia de ser lindo se os Açores tivessem ainda mais ilhas, com a mesma população que têm. O prejuízo e a brincadeira que nos ia custar cada ilhota dessas. E depois ainda diz que eu desconheço a definição de "ilha".. eu.. que nasci numa e vivo numa.

Anónimo disse...

Mais! Os cubanos limitam-se a reenviar o dinheirinho que nós enviamos de cá da madeira em impostos. Mais ainda! A julgar pelo PIB per capita que a Madeira tem, quem sustenta muita região do Continente é a Madeira! Não o contrário! A única região com PIB per capita mais elevado que a da Madeira é a região de Lisboa, isto claro devido às multinacionais que lá estão sediadas por ser a capital.. porque de resto, ve-se por lá muita miséria.

Su disse...

Insula, antes de lhe responder tenho uma questão: quantos deputados são eleitos por porto santo, se é que algum com base na sua teoria. Um arquipélago como os açores tem uma realidade que é diferente do arquipélago da madeira, que por sua vez são distintas da Indonésia, ok? Você apresenta o exemplo da indonésia e eu remeto-o para o sistema federal americano, por exemplo. Donde se tira que tem a mania das contas é você que insiste em número de deputados per capita. Como seria o parlamento chinês, nesse caso? Reuniam-se num estádio olímpico?!

SaraChuva disse...

Oh meu Zeus!
Eu vinha comentar um post sobre o Trivial Persuit, mas deparando-me com tal discussão economico-politíca já nem sei o que ía dizer..

:s

Su disse...

Se é para falar do PIB, então vamos a contas certas, porque anda equivocado. Deixo-lhe aqui um quadro retirado do Anuário Estatístico da Região Autónoma da Madeira -2006, publicado em 2007:
http://www.flickr.com/photos/30122625@N04/3098801518

pode consultar o documento original aqui: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=12848650&PUBLICACOESmodo=2

De resto também se pode sempre alegar um empolamento do PIB na madeira devido ao facto de ser um paraíso fiscal. Mas será melhor não entrarmos por aí...

Su disse...

Sarita querida, a conversa que práki vai não tinha nada que estar neste post, tens muita razão, mas foi onde os convivas apareceram.
Podes comentar o que te apetecer, sure!
bjokas

Anónimo disse...

Exactamente. esses quadros antigos mais razão me dão. E então se formos a ver valores recentes, a diferença para o pobre continente ainda é maior. Tou a ver que ela também não sabe ler quadros :)

Anónimo disse...

O 1º quadro é de 2004 :) Ainda por cima parece que ela não se deu ao trabalho de ver as datas. Como se vê eu tinha razão. A Madeira é a 2ª região mais rica do país. A diferença hoje em dia é ainda maior

Anónimo disse...

O Super Insula tinha razão. Não estava equivocado. A SU é que nem um quadro sabe interpretar. Economia também não será o forte da SU. Pura e simples estatistica muito menos. Ve-se pelo quadro (aliás em valores de 2007 então é mais que conhecido, veio em todos os jornais), a Madeira é realmente a 2ª região do país com maior PIB per capita. E foi por isso mesmo que saiu do chamado "objectivo 1", e é por isso mesmo que já não recebe tanto dinheiro da europa (ao contrário dos Açores). Quem fica rico já não tem direito a ajudas.

Anónimo disse...

O parlamento chinês não eferma do problema "nº de ilhas". Para eleger um deputadozito na China, serão precisos dezenas de milhões de votos. Não queira comparar a população de Porto santo, à população do Corvo. Os americanos podem sustentar uns deputadozitos a mais por estados que nem tinham população para te-los, em termos relativos.

SaraChuva disse...

A Humanidade divide-se em vários grupos, consoante a ciência que os estuda.

Eu gosto de dividir em duas partes;

a) os seres humanos a que costumo chamar Pessoa no seu sentido lato

b) os restantes homo sapiens sapiens, que desprovidos de alma e integridade não têm vida própria!

Esta segunda categoria repugna-me e não me faz perder sequer tempo.

É por isso que mesmo defendendo a liberdade de expressão como um valor muito alto e qualquer acto de censura condenável; se esta "brejeirada" se passasse no meu blog apagava estes comentários desrespeitosos.

Obrigada

Anónimo disse...

Brejeira és tu. Dasssss Oh macaca da chuva. Os Homo sapiens arrastavam as "macacas" como tu pelos cabelos para dentro da gruta e arriavam-lhes com a moca! E já agora, ela já por duas vezes disse que estavamos errados, e ainda pôs links para vermos que távamos certos. Isto já nem é não saber... é não saber e nem querer saber.

Anónimo disse...

realmente esta chuva de sapos ou lá como se chama nem tá por dentro do assunto e vem paqui com comparações neanthertais. Homo sapiens é o teu pai ou quem te fez, oh estrumeira.

Anónimo disse...

bem esta chuva veio paqui chamar homo sapiens a quem não conhece. Pode suceder a necessidade de afinal proceder-se a um hacking no blog, pormos aqui umas fotos dumas vacas a pastar a aparecer em vez disto tudo, e ficam a olhar pas vacas sem poder escrever nada. (o_o)

Anónimo disse...

A Sara Chuva pela foto, tem o cabelo curto demais para ser arrastada por ele. Devia ela também pensar seriamente em escolher outros óculos escuros, que aqueles não ficam nada bem.

Anónimo disse...

A Sarachuva é uma gaija? Pela foto parecia um cantor pimba vestido de mulher :/

Su disse...

Insula, já devia ter percebido pelo conteúdo das minhas afirmações que os processos eleitorais têm de ser adaptados às realidades socio-económico-geográficas. O exemplo que dei da China era para fazer ver a parvoíce de insistir no número de deputados em função do núm de votantes. E os americanos o que fizeram foi estabelecer um sistema que leva em linha de conta a área dos estados, a sua população, e não é com o mesmo nº de votos que se elegem deputados. O que me parece fazer toda a lógica.

Su disse...

E já agora, gostava muito que me cedessem um link para os tais dados que sabem tão bem de cor, quando eu não os consigo encontrar nem no instituto nacional de estatistica nem no EUROSAT.

Mas encontrei um artigo giro que diz assim:
"Se a actividade económica da Zona Franca da Madeira (ZFM) fosse nula, o PIB per capita na região autónoma situar-se-ia em 64%, em vez de 80%. Ou seja, a Madeira não estaria em risco de sair, a partir de 2007, do núcleo das regiões de Objectivo 1, por se encontrar acima do limiar dos 75% da média europeia, o que significa cortes de fundos comunitários (...)
A verdade é que apesar de as empresas sediadas na ZFM serem apenas 6% do total da região, elas são responsáveis por 93% dos proveitos em juros e comissões cobradas, sendo que 66,1% do total recebido provém de empresas nacionais ali estabelecidas. Por outro lado, só "72% das empresas financeiras licenciadas exercem efectivamente actividade económica". Das que têm actividade efectiva, cerca de 78% correspondem a sucursais de sociedades nacionais localizadas noutras regiões do País."

Quer dizer, para umas coisas são os maiores, os podres de ricos que até deviam era ter mais deputados porque até os podem pagar. E pagam, ceguetas! Pagam o dobro por cada alma que têm lá no vosso parlamento que nem funciona em conformidade com a lei! Mas depois fazem-se de esquecidos que esse PIB´advém de off-shores...

"Quem fica rico já não tem direito a ajudas"
não percebo se isto é alguma lamento, cá pra mim diz-se que a sopa dos pobres é para os pobres. E depois ainda têm o desplante de querer continuar na mama chupista ao orçamento geral do estado.

Su disse...

Não tinha ainda visto o disparate que vai aqui.
Meus senhores, podeis ir pra dentro, para o recolho de vosso lar, que daqui não levais mais nada. Uma vez que largais a tratar mal uma muito querida amiga minha, ides ficar a falar sozinhos que não pretendo nem voltar a abrir esta caixa de comentários.
Passar bem.

Anónimo disse...

Ai ai o que será do PIB de Singapura, Hong Kong (quando era apenas Hong Kong), etc etc E o que seria do alentejo, se a área contasse para alguma coisa. Com a área que tem (embora com meia dúzia de gatos pingados), concerteza enchia quase metade da assembleia da républica com seus deputados. Oh filha, criasse uma zona offshore na porcaria dos "azores". Arranjasse uma praça financeira. Um registro internacional de navios. oh filha.. olhe... puxasse pela cabeça! tivesse empreendedorismo, que é coisa que o madeirense sempre teve. E é por isso que hoje em dia no top 5 milionário português, 2 são madeirenses. Oh filha.. olhe.. já nem sei com o sono que tenho, se vale a pena argumentar consigo. Fique na sua. junte-se ao Louçâ do "bloco Canhoto", que a sua conversa do PIB ficticio, já parece o "cassete Louçâ".. ´só que ele ladra ladra e ninguém cá em baixo lhe liga.. +- como acontece com os porcos socialistas açoreanos que ladram em blogs e cá na Madeira ninguém liga ou nem sabem. Têm mais que fazer. Quem vive mal, que se coçe, porque cá em baixo a caravana continua firme e hirta. E os dados do mês de novembro já sairam e por isso tenho mais que fazer.... Passe bem.

Anónimo disse...

Qualquer grupo económico madeirense dá uma coça nos poucos grupos açoreanos que existem. A prova disso é que para fazer um misero casino, campo de golfe ou hotel de 5 estrelas em São Miguel, foi preciso o grupo Siram, Grupo Porto Bay, ou grupo Sá investirem nos Açores. É a prova de que os Açores nem para Turismo dá, é que o grupo Pestana (também madeirense, e maior grupo hoteleiro do país), recusa-se a pôr os pés na terra das vaquinhas.!

Anónimo disse...

Mempresa madeirense está sediada na Zona Franca. Seria impossivel não contar com a zona franca.

Anónimo disse...

A maior parte das empresas que exercem a sua actividade na Zona F. da Madeira, são madeirenses. Era só o que faltava, não contar com a principal zona industrial da Madeira. Era como de repente Portugal não contar com as empresas do Norte.