12.02.2008

fugir com o rabinho à seringa

O congresso do Partido Comunista prometia. Nunca como agora as profecias contra o capitalismo fazem mais sentido aos ouvidos do povo. Nunca como agora houve tamanha margem para os partidos de esquerda fazerem a sua mensagem passar. Os votantes estão alerta, descontentes e a fermentar indignação em todos os sectores. A haver momento para uma coligação de esquerda "à séria", era este. Não me parece que a oportunidade se vá repetir nas próximas décadas.
Na sexta-feira o Tiago Mota Saraiva, que conheço desde a faculdade e continua igual a si próprio, escrevia "nem a alternativa de esquerda se pode fazer contra ou sem o PCP, nem o PCP a consegue construir sozinho". Nem mais. Na minha cabeça as contas são simples, capitalizando-se o descontentamento em votos no PCP e no BE, somando-se as personalidades que dentro do PS se estão a desvincular, isto podia dar qualquer coisa. Coisa que governe, que se chegue à frente com um programa global de governação, que tente fazer diferente. Agora era o momento.

O congresso foi prodigamente bélico, tiros disparados em todas as direcções, à esquerda, à direita e, sobretudo, aos pés. Por lá se afirmou que o BE tem como inimigo o PC e que é anti-comunista. Falou-se veladamente e mal do Manuel Alegre. Ora não me parece que seja assim que se aliciem forças para uma coligação de esquerda. Parece que no PCP são avessos à matemática e têm grave urticária ao poder. Bem vistas as coisas é tão fácil fazer oposição, é mesmo extremamente cómodo. Basta ser do contra e dizer mal do liberalismo.
O PCP insiste numa postura comezinha orgulhosamente só e não é disto que o país precisaria. É lamentável que o PCP se mostre irredutível a gerir cedências com vista a um bem maior e comum.
Perdeu-se a oportunidade. Perdemos todos nós, porque os do costume perceberam que daqui não sai nada de jeito. Too bad.

2 comentários:

Papio Cynocephalus disse...

o PCP diz o que diz porque se o deixasse de dizer, desapareceria..se o Jerónimo diz aquilo, é porque há muita gente que gosta de ouvir

Su disse...

Naturalmente. Mas podia não ter fechado a porta, acho que não desapareceria por isso.