12.15.2008

"ninguém é proprietário da esquerda"

...afirmou Manuel Alegre na sessão de encerramento do fórum “Democracia e serviços públicos”, em Lisboa, patrocinado por si, pelo Bloco de Esquerda (BE), renovadores comunistas e independentes (aqui e aqui mais coisas sobre o assunto).

Manuel Alegre defendeu uma "alternativa de esquerda" que "vá a votos", uma "reconfiguração da esquerda" .
“Mas esse é o novo tabu que é preciso quebrar. A reconfiguração da esquerda implica a capacidade e a vontade de construir uma perspectiva alternativa de poder”.
Isto diz tudo o necessário. Acredito mesmo que encerra o âmago da questão. E que este homem verbalizou com exactidão.

Depois tiram-me do sério as extrapolações que se fazem do que foi dito, arrepios instintivos do animal político que existe nalgumas almas. Umas leituras tentam ver por trás das palavras ou questionam a fragilidade da posição de Alegre.
A humilde leitura que faço de algumas leituras, assim mesmo reiterando o pleonasmo, é que se soltam as garras de meninos-socialistas-muito-modernos-e-que-até-mandam-vir-imenso-mas-que-rosnam-logo-à-mínima-afronta-ao-status-quo. Outros demoraram mais, aparentemente porque estiveram destacados correspondendo a partir da Grécia.

3 comentários:

Maria das Mercês disse...

Pois também acho que são precisas alternativas à esquerda, principlamente se foram inteligentes, mas já estou meio farta de partidos. Mais um?

Maria das Mercês disse...

Este blog está muito parado... vou fazer uma manif!!! :)

Su disse...

NÃO PA-GA-MOS! NÃO PA-GA-MOS!
ahahahahahah!!