Ilhas Revisitadas
-
Esta iniciativa assinala o centenário da publicação de As Ilhas
Desconhecidas de Raul Brandão, propondo uma homenagem crítica e poética à
obra e aos territ...
Há 2 meses
...afirmou Manuel Alegre na sessão de encerramento do fórum “Democracia e serviços públicos”, em Lisboa, patrocinado por si, pelo Bloco de Esquerda (BE), renovadores comunistas e independentes (aqui e aqui mais coisas sobre o assunto).Depois tiram-me do sério as extrapolações que se fazem do que foi dito, arrepios instintivos do animal político que existe nalgumas almas. Umas leituras tentam ver por trás das palavras ou questionam a fragilidade da posição de Alegre.
A humilde leitura que faço de algumas leituras, assim mesmo reiterando o pleonasmo, é que se soltam as garras de meninos-socialistas-muito-modernos-e-que-até-mandam-vir-imenso-mas-que-rosnam-logo-à-mínima-afronta-ao-status-quo. Outros demoraram mais, aparentemente porque estiveram destacados correspondendo a partir da Grécia.
O Projecto Gutenberg é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. A maioria dos itens no seu acervo são textos completos de livros em domínio público. O projecto tenta torná-los tão livres quanto possível, em formatos duradouros e abertos, que possam ser usados em praticamente quaisquer computadores.



"I believe that banking institutions are more dangerous to our liberties than standing armies. If the American people ever allow private banks to control the issue of their currency, first by inflation, then by deflation, the banks and corporations that will grow up around the banks will deprive the people of all property until their children wake-up homeless on the continent their fathers conquered." Thomas Jefferson, 1802
A "Avaliação" começa a ser outra causa facturante e parece-me que há culpas de ambas as partes.
Simples gestos fazem a diferença
Há alturas em que gostava que o continente estivesse mais próximo. Mas ao ver os noticiários este fim de semana e o "fresquinho" que por lá faz, dei graças ao atlântico que nos separa dessa frente fria. Por cá as temperaturas desceram qualquer coisa e surgem epidemias de gripes e constipações, fruta da época diz o povo. Começamos a ouvir os vizinhos a espirrar e não tarda a bater-nos à porta. Até agora fui-me esquivando, imagino as minhas defesas naturais, como diz o anúncio, a combaterem bichezas em coreografias "ao ralenti" tipo Matrix. Há coisa de uma semana falavam-me sobre outra virose, espécie de gastroenterite. E desta não me livrei. Talvez se tivesse tomado mais L-casei imunitase? Ora bolas, preferia o frio...
O congresso do Partido Comunista prometia. Nunca como agora as profecias contra o capitalismo fazem mais sentido aos ouvidos do povo. Nunca como agora houve tamanha margem para os partidos de esquerda fazerem a sua mensagem passar. Os votantes estão alerta, descontentes e a fermentar indignação em todos os sectores. A haver momento para uma coligação de esquerda "à séria", era este. Não me parece que a oportunidade se vá repetir nas próximas décadas.