11.21.2008

fica-lhe tão bem a pele

Ontem, a ver a quadratura do círculo, gostei do Pacheco Pereiro a fazer de D. Quixote. Como se costuma dizer em teatro "ele foi muito bem". Para começar é notório que se preparou para o papel, em termos de aparência física. Está lá o bigode farto e o cabelo grisalho compridote, mesmo a pedir para se lhe pôr o chapéu em cima. Quanto aos bastos quilos a mais, presumo que seja para encorporar duas personagens numa: D. Quixote com a pança do Sancho Pança e já se poupa um artista.
A peça é uma adaptação do intemporal clássico, desta feita substituiram-se os moínhos de vento pela vapores governativos e a sua dama dá pelo nome de Manuela Ferreira Leite. No Acto I, Pacheco Pereira vem defender a honra da nobre donzela, contextualizando as suas últimas declarações, não como um ataque à democracia, mas ao governo. O problema é que ninguém percebeu a refinadíssima ironia da senhora e, pelas mãos sempre maquiavélicas dos jornalistas, o feitiço virou-se à feiticeira. Pois é. Ela também já tinha dito que não podia ser a comunicação social a escolher a mensagem que passam. Que tal a ironia nesta vaga alusão a um lápis censório na redacção dos jornais e telejornais? O problema é que tradicionalmente somos povo mais dado ao fado do que à piada. Portugal não percebe a ironia fleumática de MFL. Ela ia mesmo bem era com os Monty Phyton...

2 comentários:

Basilisco Enfatizado disse...

Entre o fulgor rebarbado do Dr. Pacheco Pereira , a diarréia intelectual do Dr. Luis Filipe Menezes e a obstipação política da Dra. Manuela Ferreira Leite, perfiro um bom prato de merda. Todavia, antevejo futuros díspares para os três personagens.
Comecemos pelo mais óbvio, o Dr. Pacheco Pereira. Este continuará a masturbar-se em redor da sua biblioteca /arquivo, mas continuará: historiador, biografo, barbudo , chato e culto. Quanto às outras sinistras personalidades, percepciono futuros ainda mais diferentes. Pelo menos no que respeito diz à profisssão. Enquanto em Luis Filipe Menezes se antevê, com a ajuda de uma corzinha nos olhos e uma sainha travada, uma mediana carreira num bar de alterne de provincia no interior, à Dra. Manuela Ferreira Leite só aconsigo imaginá-la, sem necessidade de maquiagem ou adereços,ao volante na cabine dum camion Scania com duplo atrelado e basculante.
Mas aqui é que o gato vai verdadeiramente ás filhozes .Com muita pena minha, (é que sempre gostei muito de a ver a Sra. trabalhar, na TV e na rádio), duvido que lhe renovem a carta de condução. A idade não perdoa.Mas para sexo, com 4 garrafas de Medronho e uma de Messias, ainda ripava meias solas.Oh ...Oh. Depois vem a escuridão , também é giro ?

Maria das Mercês disse...

Ahahah! Bom post, Su! Ela ia muito bem naquele famoso sketch dos Monty Python, Ministery for Silly Walking.