Tenho estado pouco activa por aqui. A razão é que para postar algo, é incontornável que seja sobre o conflito israelo-palestiniano, porque outra coisa não me sai.
E sei de ante-mão que vou ser facciosa, por melhor que tente e isso aflige-me. No entanto, não é correcto da minha parte andar a comentar noutros sítios e na minha “casa” nada dizer. Acresce que, exactamente por isso, esta noite fui presenteada com uma série de interessantes comentários anónimos (eu tou-te a ver, mas tá bem...) que caem em post inusitado por não haver outro adequado.
Esta situação será corrigida ao longo dos próximos dias, com uma sucessão de posts sobre o tema. Aos que desgostarem do facto, lamento a obsessão. Aviso que rebusco fundo na minha infância, tentando perceber, para expurgar, vários preconceitos que adquiri e que percebo falaciosos. Como é saudável nestas situações, são bem-vindas críticas e correcções.
Teria uns 7 ou 8 anos de idade quando perguntei a razão porque Israel concorria ao concurso Eurovisão da Canção. Responderam-me que Israel não era um país europeu, mas que os israelitas eram ocidentais porque muitos deles haviam nascido na Europa e porque tinham um modo de vida em nada semelhante com a zona do globo onde se encontravam. Conclui que na falta de amigos eles vinham brincar para a Europa. Não sendo propriamente rigoroso em termos geográficos, era compreensível, mas aborreci-me quando ganharam porque a canção era péssima.
Poucos anos depois recebo pelo Natal o “Diário de Anne Frank”. Emocionada com a história, com a coragem de uma menina da minha idade e inconsolável por ela morrer, tratei de saber o que tinha sido isto dos campos de concentração. Na escola estudávamos a guerra, mas o que li nas enciclopédias vincou-me que os Judeus tinham sido injustamente torturados e mortos em massa, sem razão que entendesse. Não me perguntei o que era feito dos sobreviventes. Não realizei nenhuma relação com Israel. Apenas tinham toda a minha solidariedade.
Corvo: na ilha das aves a espiar o céu
-
Leituras destes dias: "Costumo dizer que este é um turismo fora de época,
que apareceu sem termos de fazer fosse o que fosse, nem promoção, nada. São
pesso...
Há 2 semanas
1 comentário:
Su, parabéns pelo blog. Tive a oportunidade de o analisar ao pormenor e gostei bastante das temáticas abordadas. Encontrei debates interessantes, opiniões sinceras, publicações inteligentes, tudo dentro de um leque de conteúdos muito vasto. Certamente, serei um fiel seguidor e participante das tuas discussões. Já agora, obrigado pela colocação do Additional Camera na secção dos Cantos Que Acompanho (Em Canto Meu já faz parte da minha rubrica Additional Cameras). Bjs!
Enviar um comentário