1.07.2009

sobre o conflito israelo-palestiniano (I)

Tenho estado pouco activa por aqui. A razão é que para postar algo, é incontornável que seja sobre o conflito israelo-palestiniano, porque outra coisa não me sai.
E sei de ante-mão que vou ser facciosa, por melhor que tente e isso aflige-me. No entanto, não é correcto da minha parte andar a comentar noutros sítios e na minha “casa” nada dizer. Acresce que, exactamente por isso, esta noite fui presenteada com uma série de interessantes comentários anónimos (eu tou-te a ver, mas tá bem...) que caem em post inusitado por não haver outro adequado.
Esta situação será corrigida ao longo dos próximos dias, com uma sucessão de posts sobre o tema. Aos que desgostarem do facto, lamento a obsessão. Aviso que rebusco fundo na minha infância, tentando perceber, para expurgar, vários preconceitos que adquiri e que percebo falaciosos. Como é saudável nestas situações, são bem-vindas críticas e correcções.

Teria uns 7 ou 8 anos de idade quando perguntei a razão porque Israel concorria ao concurso Eurovisão da Canção. Responderam-me que Israel não era um país europeu, mas que os israelitas eram ocidentais porque muitos deles haviam nascido na Europa e porque tinham um modo de vida em nada semelhante com a zona do globo onde se encontravam. Conclui que na falta de amigos eles vinham brincar para a Europa. Não sendo propriamente rigoroso em termos geográficos, era compreensível, mas aborreci-me quando ganharam porque a canção era péssima.

Poucos anos depois recebo pelo Natal o “Diário de Anne Frank”. Emocionada com a história, com a coragem de uma menina da minha idade e inconsolável por ela morrer, tratei de saber o que tinha sido isto dos campos de concentração. Na escola estudávamos a guerra, mas o que li nas enciclopédias vincou-me que os Judeus tinham sido injustamente torturados e mortos em massa, sem razão que entendesse. Não me perguntei o que era feito dos sobreviventes. Não realizei nenhuma relação com Israel. Apenas tinham toda a minha solidariedade.

1 comentário:

Filipe Machado disse...

Su, parabéns pelo blog. Tive a oportunidade de o analisar ao pormenor e gostei bastante das temáticas abordadas. Encontrei debates interessantes, opiniões sinceras, publicações inteligentes, tudo dentro de um leque de conteúdos muito vasto. Certamente, serei um fiel seguidor e participante das tuas discussões. Já agora, obrigado pela colocação do Additional Camera na secção dos Cantos Que Acompanho (Em Canto Meu já faz parte da minha rubrica Additional Cameras). Bjs!